segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE - 2010

O que é o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?


AIB - A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. Esta celebração oferece excelente oportunidade para:

Evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida.
Refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o
momento, reconhecendo as organizações atuantes.
Promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da
biodiversidade.

A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em
todo o mundo a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro
sustentável para todos. A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.

Quais os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010?

Com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:

Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.
Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.
Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o
ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

Por que esta celebração é tão necessária?

O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial.
Portanto, devemos trabalhar juntos, difundindo mensagens coerentes e convincentes ao nosso público comum. Devemos criar e compartilhar ferramentas de comunicação que sejam úteis e  eficazes a organizações como a sua, que já está engajada no trabalho, no sentido de inspirar e convencer as demais a também aderirem ao movimento, tomando medidas concretas.
Ninguém conhece melhor do que você as facilidades e as dificuldades a serem enfrentadas. Queremos utilizar seu conhecimento e experiência para assegurarmos que as medidas que venham a ser tomadas sejam fortes, duradouras e intensas para que se constituam num marco que venha a fazer a diferença. Juntos poderemos salvaguardar a biodiversidade da qual todos dependemos.

O que você pode fazer pelo Ano Internacional da Biodiversidade?

A proteção da biodiversidade requer a adoção de medidas por parte de todos os níveis: o governo, o empresariado, o público e o privado. Centros de organização em todo o mundo estão empreendendo campanhas mobilizadoras para estimular esses grupos a tomarem medidas para salvaguardar a biodiversidade.
O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 tem como objetivo refletir sobre os esforços empreendidos, celebrar os êxitos alcançados e apoiar as medidas a serem tomadas.
Pretendemos criar uma rede de conhecimentos tendo como tema a real amplitude do significado da biodiversidade e o porquê da necessidade de sua proteção. Esta proporcionará uma plataforma para que todas as mensagens possam ser compartilhadas entre os participantes.
Queremos ajudá-lo a desenvolver o seu trabalho pela salvaguarda da biodiversidade. Sobretudo queremos ajudá-lo a garantir que a mobilização em sua comunidade seja a mais efetiva possível e que seus projetos pela proteção da biodiversidade se prolonguem muito além do ano de 2010.

O que as mensagens pretendem alcançar?


Através de mensagens sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, pretende-se conseguir:

Levar a sua comunidade e seu público-alvo a adotar medidas concretas de ordem prática.
Proporcionar a elaboração de uma lista de medidas específicas que possam ser adotadas em defesa da biodiversidade da sua região, promovendo sua intensa difusão.
Proporcionar ampla orientação sobre como atuar, criando ações eficazes de sensibilização e capacitação para a ação.

Nenhum comentário: